Fonte: Bíblia de Estudo
“É você, Weiwei?”
“Jingyi?”
“Ó, Weiwei! Minha antiga vizinha! Que surpresa esbarrar em você! Nós não nos vemos há anos e nos encontramos de novo em um país estrangeiro. Foi o Senhor quem arranjou isso!”
“Sim, é claro! Graças ao Senhor!”
…
Um antigo conhecido de sua terra natal trás notícias incríveis
Meu nome é Weiwei, e no final de 2016 eu vim sozinha para um país estranho – Estados Unidos – para trabalhar. Eu sou cristã, e, por isso, o igreja se tornou o único lugar em que me sentia em casa. Mas fiquei desapontada ao descobrir que os sermões dos pastores eram apenas sobre teorias teológicas, falavam sobre entregar-se à comida, bebida e diversão, ou estabeleciam valores para doarmos à igreja. Senti que minha vida não estava sendo provida, e senti um grande desdém por esses métodos, e com o tempo acabei indo cada vez menos para a igreja. Depois de esbarrar em Jingyi, fiquei sabendo que a irmã Jiang Ling, de nossa aldeia natal, também morava na mesma cidade e que a casa dela era um ponto de encontro. Fiquei muito feliz ao ouvir isso, assim, a partir de então, participei de reuniões com Jingyi na casa de Jiang Ling.
Em uma reunião, Jiang Ling me disse com seriedade: “Você sabia, Weiwei, que o Senhor Jesus se tornou carne e já voltou. Ele está expressando Suas palavras e realizando Sua obra de julgamento começando na família de Deus?”
Fiquei surpresa com o que Jiang Ling disse e falei: “O Senhor se tornou carne e voltou? Não pode ser! A Bíblia profetiza com clareza sobre o retorno do Senhor: ‘Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir’ (Atos 1:11). Depois que o Senhor Jesus ressuscitou, Seu Espírito transcendente partiu em uma nuvem branca. Então, quando o Senhor retornar nos últimos dias, Ele certamente virá em Seu corpo espiritual. Como o Senhor poderia se tornar carne outra vez?”
Sorrindo, Jingyi disse: “Weiwei, deixe-me ler as palavras de Deus para você. Deus diz: ‘Deixem de lado suas visões de ‘impossível’! Quanto mais as pessoas acreditam que algo é impossível, mais provável é que ocorra, pois a sabedoria de Deus se eleva acima dos céus, os pensamentos de Deus são mais elevados que os pensamentos do homem e a obra de Deus transcende os limites do pensamento e da concepção do homem. Quanto mais algo for impossível, mais há verdade para ser buscada; quanto mais algo estiver além da concepção e da imaginação do homem, mais contém a vontade de Deus.’ Deus é muito onipotente e sábio, e Seu pensamento está sempre além do pensamento do homem. Fomos corrompidos por Satanás e nossa compreensão de Deus está repleta de noções e imaginações, e também não temos a faculdade de penetrar diretamente no mundo espiritual. Então, como podemos delimitar as ações de Deus para isso ou para aquilo? Além disso, as profecias da Bíblia contêm a sabedoria e os mistérios de Deus, e eles não podem ser tão simples quanto imaginamos, muito menos serão cumpridos de acordo com o significado literal das palavras. Por exemplo, existem muitas profecias no Antigo Testamento sobre o retorno do Messias. A imaginação das pessoas corre solta quando lêem estas palavras: ‘Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso’ (Isaías 9:6–7). Quando leram isso, eles acreditaram que o Messias que chegaria ao poder era o Filho do Pai celestial, que Ele deveria nascer em um palácio, que seria transcendente, extraordinário e impressionantemente brilhante, e o modo como o imaginavam acabou por não estar de acordo com os fatos. O Senhor Jesus nasceu em uma manjedoura em um corpo comum, normal, e, portanto, as pessoas naquele tempo não apenas não O aceitaram, como também o condenaram, rejeitaram e pregaram na cruz e, por fim, sofreram a dor de ter seu país subjugado. Isso não serve de lição sobre o fracasso da fé que advém de explicar a Bíblia de maneira literal? Pode um entendimento tão limitado, como temos agora, representar os fatos da obra de Deus em Seu retorno? Assim, não podemos delimitar a obra de Deus a nossas próprias imaginações e noções. Apenas investigando com um coração que anseia buscar, Deus nos iluminará para compreender o verdadeiro significado das escrituras.”
A Bíblia profetiza que o Senhor se tornará carne quando retornar?
Depois de ouvir Jingyi, pensei que o que ela disse parecia razoável. A vinda do Senhor é uma grande coisa e temos que investigar por completo. Eu disse: “Existe alguma base na Bíblia para o que você diz sobre o Senhor se tornar carne quando Ele retornar?”
Jiang Ling disse, sorrindo: “Há muitos versículos na Bíblia que profetizam que o Senhor virá encarnado, tais como:‘Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem’ (Lucas 12:40). ‘pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração’ (Lucas 17:24-25). ‘Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro’ (Mateus 25:6), etc. O ‘Filho do homem’ e o ‘noivo’ mencionados nesses versículos referem-se a Deus encarnado. O “Filho do homem” significa um homem que nasceu do homem e tem uma humanidade normal. Se o trecho se referisse ao ‘Espírito’, ele não diria o ‘Filho do homem’. Por exemplo, Jeová é o Espírito, e por isso não pode ser chamado de ‘Filho do homem’; os anjos são seres espirituais e, por isso, não podem ser chamados de ‘Filho do homem’. Tudo o que tem a imagem do homem, mas ainda é um ser espiritual, não pode ser chamado de ‘Filho do homem’. O Senhor Jesus encarnado é chamado de Filho do homem, e Cristo, porque Ele é a encarnação do Espírito de Deus, se tornou um homem comum e normal e viveu entre os homens. Foi precisamente porque Deus encarnado era tão comum e normal que as pessoas não acreditavam que o Senhor Jesus era Deus e disseram que Ele era apenas um filho de carpinteiro. Assim, eles O ridicularizaram, difamaram, condenaram e rejeitaram, e, no final, pregaram-No na cruz. Portanto, as expressões ‘vinda do Filho do homem’ e ‘o Filho do homem virá’, ditas pelo Senhor Jesus, significam que Ele virá encarnado quando retornar nos últimos dias. Se um espírito transcendente descesse sobre uma nuvem branca, todas as pessoas se prostraram em adoração, pois quem ousaria desafiá-Lo ou condená-Lo? E a profecia do Senhor: ‘Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração,’ não seria cumprida.”
Por que o Senhor se tornará carne quando voltar
Enquanto ouvia Jiang Ling falar, li esses versículos das Escrituras e meu coração concordou com os pontos de vista dela. Jiang Ling continuou, dizendo: “Nos últimos dias, de acordo com as necessidades do homem, Deus se torna carne para expressar Suas palavras, realizar Sua obra de julgamento começando na família de Deus, revelar a corrupção e rebeldia da humanidade com Suas palavras e julgar a natureza satânica do homem que desafia Deus. Por fim, Ele purificará, salvará e aperfeiçoará a humanidade. Se Ele não viesse encarnado, esse resultado não seria possível. Vamos ler uma passagem das palavras de Deus.
Eu peguei o livro das palavras de Deus que Jiang Ling me entregou, e li com seriedade: “A salvação do homem por Deus não é feita diretamente através dos meios do Espírito ou como Espírito, pois o Seu Espírito não pode ser tocado nem visto pelo homem e não pode ser aproximado pelo homem. Se Ele tentasse salvar o homem diretamente, na maneira do Espírito, o homem seria incapaz de receber Sua salvação. E se não fosse por Deus vestir-Se com a forma externa de um homem criado, o homem seria incapaz de receber essa salvação. Pois o homem não pode, de maneira alguma, se aproximar Dele, assim como ninguém poderia chegar perto da nuvem de Jeová. Somente ao Se tornar um homem de criação, isto é, colocando Seu verbo na carne em que Ele Se tornará, pode Ele pessoalmente trabalhar o verbo em todos os que O seguem. Só então o homem pode ouvir por si mesmo Seu verbo, ver Seu verbo e receber Seu verbo, e então, através dela, ser totalmente salvo. Se Deus não Se tornasse carne, nenhum homem carnal receberia tal grande salvação, nem um único homem seria salvo. Se o Espírito de Deus operasse diretamente entre os homens, toda a humanidade seria golpeada, ou então, sem ter como entrar em contato com Deus, ela seria levada cativa por completo por Satanás.” “O homem foi corrompido por Satanás e é superior a todas as criaturas de Deus, então o homem precisa da salvação de Deus. O objeto da salvação de Deus é o homem, e não Satanás, e aquilo que será salvo é a carne do homem e a alma do homem e não o diabo. Satanás é objeto da aniquilação de Deus, o homem é objeto da salvação de Deus e a carne do homem foi corrompida por Satanás, portanto, a primeira a ser salva deve ser a carne do homem. A carne do homem foi profundamente corrompida, tem se tornado algo que se opõe a Deus, que se opõe abertamente e nega a existência de Deus. Essa carne corrupta é simplesmente intratável demais e nada é mais difícil de lidar e mudar do que o caráter corrupto da carne. Satanás entra na carne do homem para provocar perturbações, usa a carne do homem para perturbar a obra de Deus, prejudicar o plano de Deus, dessa forma o homem se tornou Satanás e o inimigo de Deus. Para que o homem seja salvo, deve primeiro ser conquistado. É por causa disso que Deus enfrenta o desafio e vem na carne para fazer a obra que Ele pretende fazer e lutar contra Satanás. Seu objetivo é a salvação da humanidade que foi corrompida e a derrota e a aniquilação de Satanás, que se rebela contra Ele. Ele derrota Satanás por meio de Sua obra de conquista do homem e simultaneamente salva o homem corrupto. Dessa forma, Deus resolve dois problemas de uma vez.”
Jiang Ling comungou, dizendo: “Somos capazes de entender com suficiência dessas palavras de Deus que Ele se torna carne por causa de nossas necessidades como humanidade corrupta e porque, embora redimidos pelo Senhor Jesus e com nossos pecados perdoados, nossas naturezas pecaminosas permanecem e ainda estão arraigadas dentro de nós. Nós simplesmente não temos forças para vencer o pecado e nos libertar de nossa carne. Nossa carne foi corrompida por Satanás, e ele a usa para interromper e destruir a obra de Deus. Assim, nós também nos tornamos demônios e inimigos de Deus. Se Deus viesse trabalhar diretamente através do Espírito, Ele destruiria todos nós por causa de nossa imundície e corrupção. Nenhuma pessoa sobreviveria, muito menos alcançaria a salvação. Como está registrado no Antigo Testamento, quando Davi liderou os israelitas de Baalá, em Judá, e trouxe a Arca da Aliança de volta, Uzá se desequilibrou, porque um dos bois tropeçou, estendeu a mão, tocou a Arca, e foi morto pelo Espírito de Deus. ‘A Arca da Aliança’ representava Deus naquele tempo; Deus é santo, então como um homem imundo poderia tocar a Arca? Apesar de Uzá ter um bom coração, ele ofendeu a Deus e, por isso, foi morto. Já no Novo Testamento, está registrado que uma mulher casada promíscua foi apreendida e levada para diante do Senhor, mas, além de não condená-la por seus pecados, Ele os perdoou e disse para a mulher se confessar, se arrepender e não pecar mais. Podemos ver nesses dois exemplos que, durante a Era da Lei, Deus operou no Espírito, e o Espírito não permitiria que a humanidade imunda existisse, nem que o homem o ofendesse – qualquer ofensa significava morte; na Era da Graça, no entanto, Deus trabalhou de maneira diferente, encarnado. Ele foi capaz de adotar abordagens diferentes em relação pessoas, dependendo de suas circunstâncias e contexto reais. Isto é, Deus encarnado foi capaz compreender as fraquezas do homem, de modo que cada indivíduo teria a chance de se arrepender. Portanto, a obra de Deus encarnado é muito mais benéfica para a humanidade corrupta do que a obra direta do Espírito de Deus. Da mesma forma, nossos pecados há muito já superaram os do povo do final da Era da Lei, eles superaram os do povo de Sodoma; promiscuidade, maldade e rebelião contra Deus alcançaram seu auge. Tome como exemplo nós, irmãos e irmãos no Senhor: embora redimidos pelo Senhor Jesus, como nossas naturezas pecaminosas ainda estão arraigadas dentro de nós, ainda levamos vidas nas quais pecamos durante o dia e confessamos à noite. Algumas pessoas parecem humildes e tolerantes por fora, mas, na verdade, planejam e conspiram entre si, causam disputas ciumentas e tentam enganar umas às outras. Há muitos irmãos e irmãs que são pessimistas e fracos, e sua fé e compaixão se enfraquecem pouco a pouco. Pense nisso: corrompidos dessa maneira, se Deus usasse Seu Espírito para realizar diretamente Sua obra de julgamento e purificação nos últimos dias, já não estaríamos destruídos há muito tempo? Portanto, Deus veio novamente na carne para trabalhar entre nós de acordo com as necessidades da humanidade corrupta e com o grau em que o homem foi corrompido. Porque somente se Deus se encarnar para realizar Sua obra, Ele pode compreender nossas fraquezas, nos permitir uma chance de nos arrepender e nos capacitar a sermos totalmente salvos.”
Ouvindo Jiang Ling comungar dessa maneira, fiquei muito comovida – cada obra que Deus faz contém Seu amor. Eu disse: “Agora entendo que é muito mais benéfico para a humanidade que Deus se torne carne para realizar Sua obra do que Ele trabalhe como Espírito. Nós não precisamos ser destruídos pelo Espírito de Deus porque somos tão corruptos.”
Naquele momento, Jingyi falou alegremente para Jiang Ling, dizendo: “Weiwei entende! Graças a Deus!”
Outro significado para a encarnação
Jiang Ling também disse com alegria: “Isso mesmo. Weiwei, há outro significado para Deus se tornar carne. Vamos ler outra passagem das palavras de Deus.
Eu li, “o caráter corrompido, a rebelião e a resistência do homem são expostas quando ele vê a Cristo, e a rebelião e a resistência expostas em tal ocasião são mais absolutas e completas do que quaisquer outras. É por Cristo ser o Filho do homem e possuir humanidade normal, que o homem nem O honra nem O respeita. É porque Deus vive na carne, que a rebelião do homem é trazida à luz completa e vividamente. Então digo que a vinda de Cristo revelou toda rebelião da humanidade e colocou em plena evidência a natureza da humanidade. Isto é chamado de ‘atrair um tigre para que ele desça a montanha’ e ‘atrair um lobo para fora da caverna.’”
Pensando sobre isso, eu disse com calma: “atrair um tigre para que ele desça a montanha” e “atrair um lobo para fora da caverna”?
Rindo, Jiang Ling disse: “Estas palavras fornecem uma imagem muito vívida! O próprio Deus veio à Terra em um corpo comum e normal e, como não conhecemos a Deus, naturalmente revelamos muitas noções e imaginações, bem como rebeldia e desafio. Se Deus viesse nos últimos dias em um grande e transcendente Espírito para realizar Sua obra de encerrar essa era, todos cairiam e se prostraram, pois quem ousaria se rebelar contra Ele ou desafiá-Lo? Como os bons e os maus poderiam ser distinguidos? Portanto, se Deus usasse o Seu Espírito para realizar esta obra, as noções, rebeldia e desafio das pessoas não poderiam ser expostos. Somente quando o próprio Deus vem à Terra e assume a forma de um corpo comum e normal, expondo as noções interiores do homem, sua rebeldia e seu desafio, julgando e castigando o homem, Ele consegue convencer as pessoas de coração e pela palavra; aqueles que O obedecem e aceitam alcançam a salvação; os que se rebelam contra Ele e O desafiam são punidos. Apenas porque Deus encarnado é normal e real e não coincide com as noções das pessoas, a rebeldia e o desafio delas podem ser expostos. Assim, Deus se apega aos fatos, separa os bons dos ímpios e, em última instância, alcança Seu objetivo de separar cada um de acordo com a sua espécie e de recompensar os bons e punir os maus. Podemos, portanto, ver que esta é a sabedoria da obra de Deus e a Sua justiça. Então, somente quando Deus se torna carne e realiza, em pessoa, Sua obra, Ele pode expôr as pessoas de forma completa, e alcançar Seu objetivo de conquistar o homem; a obra de Deus encarnado é mais benéfica para a obra de julgamento nos últimos dias do que a obra do Espírito.”
Naquele momento, meu coração e meus olhos se abriram e, rindo, eu disse: “Agora eu entendo! Deus se torna carne para realizar Sua obra por causa de nossas necessidades como humanidade corrupta, e, somente por meio da encarnação de Deus, Ele pode expor a rebeldia e o desafio do homem e, assim, alcançar Seu objetivo de recompensar os bons e punir os maus. Graças a Deus, essas palavras são um mistério que só Deus pode revelar. Agora acredito que Deus realmente voltou! Uau, a vinda de Deus é uma coisa tão grande e eu não sabia nada disso. Minha crença em Deus é muito obtusa.”
Jiang Ling disse: “Graças a Deus que ainda não é tarde demais para aceitar o Sua obra!”
Eu assenti cheia de alegria.
Depois de algum tempo, participando das reuniões e assistindo a filmes gospel, tive certeza absoluta a respeito da obra de Deus nos últimos dias, acolhi a manifestação do Senhor e meu coração ficou cheio de alegria! Na Igreja de Deus Todo-Poderoso, irmãos e irmãs buscam a verdade e vivem de acordo com as palavras de Deus, e, nessa grande família, eu senti o amor de Deus e o calor de pertencer a uma família. Sinto uma enorme gratidão!
Por Weiwei, Estados Unidos
Recomendações relacionadas: A volta de Jesus
Sem comentários:
Enviar um comentário