Como se dar bem com as pessoas: eu encontrei a melhor forma
No outono de 2014, fui forçada a sair de casa para escapar da perseguição dura aos cristãos do Governo do Partido Comunista Chinês. Meu tio me indicou para um emprego temporário em um restaurante. Eu trabalhei como recepcionista. Pensei que como Cristã, eu devia trabalhar independente de quanto tempo ficaria ali, para poder viver segundo minha consciência e não envergonhar o nome de Deus. Então, eu trabalhei devidamente no restaurante como se trabalhasse em casa. A chefe confiava em mim, e me tratava muito bem.
Contudo, tinha uma tia que trabalhava na cozinha e com frequência me culpava com algumas trivialidades. Me incomodava bastante. No começo, eu conseguia ser paciente com ela. Isto é porque a partir das palavras de Deus eu sabia que tínhamos sido profundamente corrompidos por Satanás, e então era difícil evitar conflito interno quando interagíamos uma com a outra. Ela não acreditava em Deus, então era normal que ela tivesse inveja de mim quando ela via que a chefe me tratava bem. Mas mais adiante, ela começou a colocar culpas em mim, e às vezes ela até me ridicularizava, dizendo que eu me sustentava não através de minha habilidade mas através de minha conexão. Diante desta situação, eu era amigável com ela superficialmente, mas no meu coração, eu realmente a odiava e não queria falar com ela. Algumas vezes quando não aguentava mais, eu queria reclamar com a chefe sobre sua zombaria. Um dia, quando eu ia fazer isso de verdade, de repente me lembrei das palavras de Deus, que dizem: “Em suas interações com os outros, sejam um pouco mais tolerantes, um pouco mais complacentes, um pouco mais magnânimos e aprendam com o ‘espírito do primeiro-ministro’.[a] Ao ter pensamentos que não são bons, pratiquem abandonar mais a carne… Quando sua mão pecadora se estender, retirem-na e não permitam que se estenda tanto. É inútil! O que vocês recebem de Deus não passa de maldições; tenham cuidado. Permitam ao seu coração sentir pena dos outros e não ataque sempre com armas nas mãos…” (de “Concentre-se mais na realidade”). As palavras de Deus nos dizem como ser um ser criado. Devemos ser generosos e abertos com as pessoas e ser tolerantes, que é o mínimo que uma pessoa com consciência e razão deve fazer. Mas olhando para mim mesma, quando minha tia me atacou, eu só queria tirar olho por olho dedurando ela para a chefe, e mal podia esperar pela chefe despedi-la, o que apagaria o ódio no meu coração. Eu não estava exercendo o princípio de Satanás de que “Aqueles que se submetem a mim prosperarão; aqueles que a mim resistem perecerão”? Foi o julgamento das palavras de Deus que me fizeram perceber que meus pensamentos vinham da disposição corrompida, que está contra a vontade de Deus. Eu pensei: “Não posso ser obstinada, fazendo o que eu quiser. Devo viver pelas palavras de Deus e viver uma humanidade normal. Eu não quero ser ridicularizada pelos que não creem em Deus, e não posso envergonhar o nome de Deus”. Portanto, deixei a ideia de dedurá-la à chefe.
Mas no meu coração, eu realmente não queria encará-la, porque eu já estava farta com sua cara desdenhosa. Toda vez que me irritava com ela, eu sentia muita falta dos irmãos e irmãs da igreja. Eu não precisava ser cautelosa com eles quando ficávamos juntos. Apesar de eu ter revelado minha disposição corrompida, eles me toleravam e eram pacientes comigo. E ninguém me ridicularizava ou me excluía. Quando pensei nisso, não quis ficar mais lá. Mas se eu voltasse para casa agora, teria o perigo de ser presa pelo Governo Partido Comunista Chinês. Portanto, orei em meu coração: “Ó Deus, se é Sua vontade de que eu fique aqui, estou disposta a ser obediente e experimentar a Sua obra. Contudo, minha estatura é muito pequena. Por favor me dê a coragem para enfrentar a situação dura e difícil, para que quando eu encontre pessoas e coisas que eu não gosto, possa aquietar meu coração diante de Ti e descobrir Sua vontade nas Suas palavras e viver por elas”.
Um dia, quando estava limpando a parede, achei uma mancha em um pedaço de azulejo. A mancha estava ali desde que o restaurante foi decorado. Não podia ser removida mesmo com todo o meu esforço. A tia me viu e murmurou: “Como ela não consegue fazer esse trabalho. É tão ruim”. Ouvindo suas palavras, me senti tão afetada e pensei: A higiene melhorou muito desde que eu cheguei. A chefe me elogiou várias vezes. Você é uma empregada, também. Por que está sempre me reprovando? Não, não vou te tolerar, senão você vai pensar que eu sou facilmente intimidada. Na pior das hipóteses, vou me despedir do trabalho após brigar com você. Não é grande coisa! Pensando isso, eu estava pronta para discutir com ela. Mas quando eu ia falar algo, de repente me lembrei das palavras de Deus(Compartilhar mais: Ouvindo a voz de Deus), que dizem: “Você deve saber que tudo o que acontece com você é uma grande provação e é o momento em que Deus precisa que você dê testemunho. Externamente, podem não parecer grande coisa, mas quando essas coisas acontecem, mostram se você ama a Deus ou não. Se você O ama, será capaz de permanecer firme em seu testemunho a Ele, e se você não coloca o amor a Ele em prática, isto mostra que você é alguém que não pratica a verdade, está sem a verdade e sem vida, e que você é palha! Tudo o que acontece com as pessoas é quando Deus precisa que elas permaneçam firmes em seu testemunho Dele. Nada muito grande tem acontecido com você atualmente, e você não dá um grande testemunho, mas cada detalhe de sua vida diária se relaciona com o testemunho de Deus. Se você pode ganhar a admiração de seus irmãos, familiares e todos ao seu redor; se, um dia, os incrédulos vierem e admirarem tudo o que você fizer, e virem que tudo o que Deus faz é maravilhoso, então você terá dado testemunho” (de “Apenas amando a Deus é que verdadeiramente se crê em Deus”). As palavras de Deus me acalmaram muito. “Sim, eu sou uma crente e todas as questões que enfrento são permitidas por Deus. Deus arranjou tal ambiente para mim não só para que eu me sustentasse, mas também para que eu tivesse uma vida dos santos e de humanidade normal. Apesar de que as pessoas ao meu redor não são crentes em Deus e não sabem que eu sou crente, Deus continua observando tudo e espera que eu dê testemunho Dele para envergonhar Satanás. Contudo, quando eu me encontro com algo insatisfatório ou alguém que não gosto, vou tirar ‘olho por olho ou dente por dente’. Portanto, qual é a diferença entre eu e aqueles que não creem em Deus?” Após refletir sobre mim mesma, percebi que meu coração se acalmou completamente.
Mais tarde, quando a tia encontrava culpas em mim, conscientemente eu orava a Deus e implorava para que Ele me ajudasse a praticar a verdade. Uma vez, após orar(Ler mais: Como orar a Deus), me ocorreu nos Sermões e Comunicações na Entrada à Vida dizem que os outros são como um espelho que revelam a nós mesmos. Pensei sobre o que minha tia fez, que mostrava que ela era soberba e tinha uma disposição orgulhosa e arrogante. Ela é o espelho que me reflete? Sou uma pessoa assim? Com perplexidade, busquei novamente e orei a Deus, rogando-O para que me guiasse e me ajudasse a conhecer a mim mesma.
Após orar, me acalmei e pensei nas cenas em que eu estava com meus irmãos e irmãs. Durante essas vezes, com frequência eu mostrava uma expressão facial negativa quando achava que o que os outros diziam ou faziam não estava de acordo com minha opinião. Às vezes, eu os repreendia. Quando meus irmãos e irmãs queriam comunicar sobre seus problemas, eu os menosprezava ao invés de ajudar com um coração generoso. E não considerava os sentimentos dos outros com as palavras que eu dizia e as coisas que eu fazia. Agora, eu permanecia a mesma quando interagindo com minha tia. Toda vez que ela colocava culpa em mim, eu queria me vingar dela. Minha disposição corrompida não mudou nada. Minhas palavras e ações eram na verdade as mesmas que as de minha tia. Agora eu finalmente percebi que Deus usou a perseguição do Governo Partido Comunista Chinês para me arranjar um trabalho em um restaurante para que Ele pudesse me mudar, e Ele arranjou para que minha tia que não acreditava Nele me podasse. Deus fez isso para que eu me conhecesse através de experiências de verdade. Após ver as ações de minha tia, comecei a me comparar com ela, o que me fez refletir sobre mim mesma e reconhecer minha natureza arrogante e viciosa. Antes eu estava entorpecida demais para me conhecer, e apenas aproveitava a aturarão e paciência de meus irmãos e irmãs comigo. Era verdade que eu estava possuída de nenhuma humanidade normal. Quanto mais pensava sobre isso, mais sentia remorso. Orei a Deus em silêncio: “Deus! Você realmente me colocou para pensar muito e considerar minha salvação. Preciso colocar a verdade em prática e buscar mudar minha disposição. Não serei arrogante e não vou mais guardar rancor contra os outros. Ao invés disso, vou aprender a tratar as pessoas corretamente e viver a semelhança humana para envergonhar Satanás para que Você não tenha que se preocupar mais comigo”.
Não muito depois, durante o trabalho, minha tia disse que eu não lavei bem um esfregão. Pela primeira vez, eu disse com sinceridade para ela: “Sim, você está certa. Não havia percebido até você me avisar. Se não tivesse avisado, eu ainda acharia que limpei bem. No futuro, por favor simplesmente fale meu erro para que eu veja. Vou corrigi-lo”. Minha tia não disse nada quando ouviu minhas palavras. Outra vez, quando ela apontou novamente que eu não limpei a parede bem o suficiente, eu expliquei para ela com calma: “Sim, eu vejo a mancha estranha, mas foi deixada assim durante a decoração. Realmente não dá para tirar”. Minha humildade a surpreendeu. Ela nunca esperava que eu não discutisse ou retrucasse suas palavras arrogantemente. Ela achou difícil de acreditar em minhas reações e perguntou, “Sempre estou te criticando assim. Você não é ressentida comigo?” Eu disse com sinceridade, “Para dizer a verdade, eu tinha muita raiva. Fiquei chateada e tentei te ignorar. Mas quando pensei à respeito, percebi que você só quer que eu faça um trabalho bem feito. De fato, enquanto fizer parte do meu papel no trabalho, devo aceitar tudo o que você ou a chefe me disserem, não importa se eu acho que é certo ou errado, para ver se eu fiz algo errado. Então, se você achar qualquer coisa que eu fiz errado, por favor me diga”. Quando terminei de dizer essas palavras, para minha surpresa minha tia começou a dizer o que pensava. Ela disse, “Eu sou assim. Sempre falo o que está em minha mente. De fato, você está fazendo um bom trabalho, mas eu não sei por que não consigo deixar de criticá-la”. Ouvindo suas palavras, acreditei ainda com mais firmeza que o ambiente foi arranjado por Deus para mim. Como minha tia me tratava era permitido por Deus. Ele usava as pessoas, eventos e coisas ao meu redor para purificar e transformar minha disposição corrompida. Tendo percebido a vontade de Deus, tive mais confiança para buscar colocar em prática a verdade e buscar mudar minha disposição.
Desde então, quando minha tia apontava meus erros no trabalho, eu admitia minhas falhas. Ainda por cima, gradativamente aprendi a pensar a partir da perspectiva dos outros. Quando eu praticava desta forma, não via as falhas de minha tia, mas as minhas. Além disso, não achava difícil renunciar a mim mesma. Gradativamente, a tia não era tão malvada comigo como antes. Nós associamos com mais harmonia. Uma vez, a chefe comprou para nós algumas frutas e as distribuiu na cozinha. Eu estava ocupada servindo clientes, e não peguei minha parte à tempo. Inesperadamente, a tia reservou uma maçã vermelha grande para mim e me deu no meu tempo livre. Me fez me sentir calorosa, apesar de ser apenas uma coisa pequena. A partir disso, percebi profundamente que quando praticamos a verdade e vivemos pelas palavras de Deus, podemos entrar à vida, viver a propriedade dos santos, glorificar a Deus e dar testemunho Dele ao nos associarmos com os outros na vida diária. Este é o dever de nós crentes.
Um dia, minha chefe me disse: “Xiaojing, todas as pessoas na recepção e na cozinha te admiram. Dizem que você é confiável no trabalho e que é confortável se associar com você. Desde que abri este restaurante, nunca vi ninguém com uma reputação melhor do que a sua, e nunca vi a recepção e a cozinha em tanta harmonia. Se você tiver qualquer dificuldade, conte comigo. Você é a amiga que eu quero ter”. Ouvindo suas palavras, me senti chocada porque eu ainda tinha muitas disposições corrompidas e um longo caminho para seguir as exigências de Deus. Simplesmente coloquei um pouco da verdade em prática. Nunca pensei que eu era uma boa pessoa aos olhos dos outros. Meu coração estava claro de que era efeito alcançado pela obra do Deus Todo-Poderoso. Continuarei me esforçando para colocar a verdade em prática e transformar mais minhas disposições corrompidas, vivendo a semelhança humana e me tornando um ser criado com quem Deus está satisfeito.
Mais tarde, a chefe me deixou cuidar da recepção e das contas do restaurante. Algumas vezes, ela nem aparecia no restaurante. Ela disse que sentia firmeza em deixar o restaurante comigo. Eu estava me dando bem com meus colegas cada vez mais. Às vezes, as pessoas da cozinha vinham me ajudar a servir os clientes quando eu estava muito ocupada. Vendo essas cenas, agradeci e louvei a Deus do fundo do meu coração! Experimentando a obra de Deus, realmente provei a preciosidade da verdade. O prazer no meu coração vindo de viver com frequência de acordo com as palavras de Deus e colocando a verdade em prática na vida diária é a verdadeira felicidade.
Meio ano depois, deixei o restaurante devido a algumas coisas pessoais. Após minha partida, a chefe e os colegas me contatavam com frequência e diziam o que passava em suas mentes. A tia era quem mais me contatava. Conversávamos com frequência no WeChat e ela me pedia para voltar ao restaurante para visitá-la quando tivesse tempo, porque todos sentiam minha falta. Relembrando a experiência agora, me sinto imensuravelmente grata a Deus no meu coração. São as palavras de Deus que me ensinaram como me dar bem com os outros e viver uma vida de humanidade normal. As palavras de Deus são o farol que conduz meu caminho e único padrão para minha vida. No futuro, vou ler mais as palavras de Deus, praticá-las e buscar viver a semelhança de um humano para confortar o coração Dele. Toda a glória seja dada a Deus Todo-Poderoso!
Por Xiaojing
Fonte: https://www.bibliadeestudo.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário