Queridos irmãos e irmãs do estágio amoroso:
Estes anos, tenho me sentido vazio no coração. Uma vez pensei que era porque não tinha dinheiro suficiente e nenhum status. Nos últimos anos, obtive essas coisas, mas ainda me sentia vazio. Embora eu orasse com frequência ao Senhor, mesmo assim esse sentimento aumenta dentro de mim dia a dia. E cada vez mais tenho medo desse sentimento. O que devo fazer sobre isso?
Atenciosamente,
Nuoyan
Prezada irmã Nuoyan:
Para ser honesto, você não é a única pessoa que está perturbada pelo sentimento de vazio espiritual. Este é o caso de toda a sociedade. Muitas pessoas creem que isso é o resultado de falta de dinheiro, de não ter um status, de um sentido de insegurança, ou de uma família infeliz, e assim por diante. Então, para modificar esses estados, elas correm e trabalham duro. Algumas pessoas querem tornar suas vidas mais felizes obtendo uma promoção e ganhando uma fortuna. Entretanto, quando elas têm sucesso, vivem em um mundo hipócrita cheio de intrigas e decepções. Algumas pessoas querem ser mais felizes buscando o dinheiro. Pelo dinheiro, elas empenham toda sua perspicácia e até cometem embustes e fraudes. Uma parte delas torna isso em realidade, ficando milionárias ou bilionárias, mas mesmo assim perdem muitas coisas mais valiosas. Algumas pessoas colocam suas mentes em avançar na vida. Para alcançar esse objetivo, elas concordam em vender suas consciências e corpos. No final, suas vidas não são tão felizes quanto sonharam, mas são cheias de desamparo e vazio. Como todos sabemos, Salomão é o rei mais sábio e rico. Mas ele disse: “Atentei para todas as obras que se e fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão” (Eclesiastes 1:14). Isso é suficiente para mostrar que perseguir a riqueza, a reputação e o status apenas pode nos tornar ainda mais vazios e depravados. Essas coisas mundanas são meios usados por Satanás para nos atar e afligir. Através das coisas mundanas, Satanás nos afasta de Deus, perseguir essas coisas sem sentido e sem valor, e finalmente morrer com um vazio. O coração do homem é o templo de Deus, então assim que nosso coração está distante de Deus e perdemos o suprir das palavras de Deus, com certeza ficaremos vazios.
Na internet, certa vez li esta passagem de palavras em um livro: “sem a orientação de Deus, não importa o quanto governantes e sociólogos quebrem a cabeça para preservar a civilização humana, tudo é em vão. Ninguém pode preencher o vazio no coração humano, pois ninguém pode ser a vida do homem e nenhuma teoria social libertará o homem do vácuo que o aflige[…] Afinal, o homem é apenas homem. A posição e a vida de Deus não podem ser substituídas por homem nenhum. A humanidade não só exige uma sociedade justa na qual todos sejam bem alimentados, iguais e livres, como também a salvação de Deus e Sua provisão de vida para todos. Só quando o homem recebe a salvação de Deus e Sua provisão de vida é que as necessidades, a ânsia pela descoberta e o vazio espiritual do homem podem ser resolvidos.” A partir dessas palavras, podemos ver que sem a provisão de vida de Deus para nós humanos, sem Sua salvação e Sua palavra como a realidade em nossas vidas, nosso espíritos ficam vazios. A razão é esta: Quando Deus criou o homem, Ele soprou nele o fôlego de vida, e este se tornou um ser vivente. Portanto, os espíritos dentro de nós são de Deus e inseparáveis Dele; nossos espíritos podem reconhecer a Deus e Sua voz, e precisam da rega, nutrição e suprimento de Suas palavras. Quando ouvimos a palavra de Deus, O louvamos ou oramos a Ele em adoração, nos sentimos em paz, com alegria e satisfeitos em nossos corações como quando um órfão encontra seus pais novamente. Quanto mais vivemos na palavra de Deus, O obedecemos e O adoramos, nos sentiremos mais seguros e iluminados em nossos corações, e teremos uma vida mais plena e valiosa. É claro, não teremos o sentimento de vazio. Como crentes em Deus, podemos confirmar isso. É óbvio que nossas vidas humanas são inseparáveis de Deus e do suprimento de Suas palavras. Adorar a Deus e viver de acordo com Sua palavra são exigências Dele para nós seres humanos criados; aí está contida a vontade de Deus e estão nossas necessidades espirituais humanas, e isso envolve mistérios em nossas vidas. Assim como o Senhor Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (João 6:63) As palavras ditas por Deus são a verdade, o caminho e a vida. Apenas se viermos diante de Deus buscar Sua orientação, cuidado, proteção e recebermos o suprimento da vida Dele, nosso vazio espiritual pode ser solucionado.
Irmã Nuoyan, neste ponto, você pode entender que o motivo pelo qual nos sentimos vazios é porque ficamos distantes do Senhor. Talvez nos ocupemos com muitas coisas e não temos tempo para nos aproximarmos Dele; talvez, por quere buscar a fama e a fortuna do mundo, negligenciamos nosso relacionamento com o Senhor; e talvez, não lemos com frequência as palavras do Senhor, perdendo assim um relacionamento normal com Ele. Seja qual for a razão, se quisermos ficar livres do vazio, devemos recuperar um relacionamento normal com o Senhor. Então, como podemos fazer isso? Em primeiro lugar, devemos orar ao Senhor com sinceridade, pois Ele disse: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). Quando clamamos a Deus com um coração verdadeiro, Ele nos ajudará e guiará. Ao mesmo tempo, devemos buscar a intenção do Senhor através da oração. Por que nosso relacionamento com o Senhor não tem sido normal ultimamente? Será que é porque parte do nosso viver desagrada ao Senhor que Ele oculta sua face de nós? Se for assim, devemos nos arrepender ao Senhor e corrigir nossos atos errados. Através do arrependimento, receberemos Sua orientação e então sairemos do estado de fraqueza, passividade e vazio. Em segundo lugar, devemos praticar mais nossas devoções espirituais. Ao ler com constância as palavras de Deus, orar a Ele e entoar canções, pouco a pouco aquietaremos nossos corações diante Dele e recuperaremos um relacionamento normal com Ele. Por exemplo, em tempos normais, lemos dois versículos e oramos duas vezes por dia; quando ficamos distantes Dele, deveríamos ler mais versículos e orar mais vezes por dia; além disso, deveríamos entoar mais canções, nos dedicarmos mais à obra do Senhor, comungar mais com os irmãos e irmãs, e assim por diante. Dessa forma, nosso relacionamento com o Senhor ficará cada vez mais próximo. Se não cooperarmos de verdade com o Senhor, mas aguardamos de forma passiva que Ele aja, então nunca recuperaremos um relacionamento normal com Ele. Pois há uma condição que deve ser atendida antes que possamos receber a obra do Espírito Santo, que é que devemos cooperar de forma proativa. Somente dessa forma nossa situação ficará cada vez melhor. Passo a passo, podemos nos libertar não só do sentimento horrível de vazio, mas ainda mais importante, podemos ser preservados para caminhar na senda da salvação por Deus.
Irmã Nuoyan, deixe-me compartilhar minha experiência com você. Há alguns anos, vivi na situação de perseguir reputação e status e confortos materiais, com o resultado de que me sentia vazio e vivia em escuridão. Naquela época, mesmo que eu orasse com frequência ao Senhor, meu coração ainda estava tomado por essas coisas, e assim minha devoção espiritual se tornou um caso de apenas manter as formalidades externas. Minhas orações eram os velhos lugares-comuns, e eu ficava satisfeito apenas com o que era familiar e recitando as escrituras. Não buscava a vontade do Senhor em Suas palavras. Nem mesmo orava ao Senhor ou O buscava em minhas próprias dificuldades na vida. Portanto, meu relacionamento com o Senhor era ainda muito distante. O sentimento de vazio no fundo do meu coração estava comigo, o que me fez sentir medo. Depois disso, orei ao Senhor por Sua misericórdia uma e outra vez. Através da oração ao Senhor e buscando de forma contínua na Bíblia, li a história de Jó: Quando Deus abençoou Jó com gado por todas as montanhas e posses familiares inestimáveis, ele não ficou delirantemente feliz por causa dessas bênçãos. Além disso, quando Deus o testou e o fez perder tudo, ele não ficou triste em excesso e não reclamou contra Deus por ter perdido todas suas bênçãos, mas em vez disso, considerou essa experiência como uma oportunidade de conhecer ao Criador. Depois que foi testemunha, Deus o abençoou com mais do que ele tivera no início. No final, ele morreu cheio de dias. Jó viveu “temendo a Deus e evitando o mal” durante sua vida de forma que não se sentiu vazio. Pedro também não foi seu próprio mestre na comida, vestimenta e abrigo. Ele não perseguiu os confortos materiais, mas correu para executar a vontade do Senhor e espalhar Seu evangelho. Pedro buscou o amor a Deus em seu mais alto nível e Lhe obedeceu até a morte. No fim, ele foi crucificado de ponta cabeça em nome de Deus. Assim, ele também não era vazio. Por que Jó e Pedro não se sentiam vazios? Porque não perseguiram as diversões mundanas, mas buscaram e satisfizeram a vontade de Deus em toda situação que lhes sobreveio, andando na senda do temor a Ele e evitando o mal. Eles não tiveram uma vida vazia, mas em vez disso, suas experiências ainda têm sido muito elogiadas até agora, dois mil anos depois. Até então, eu sabia que meu vazio espiritual era por causa de meu ponto de vista equivocado em relação à busca. Não persegui o conhecer a Deus, amá-Lo, satisfazê-Lo ou praticar as palavras do Senhor, e como resultado não podia receber Sua orientação e, assim, me sentia vazio no coração.
Depois disso, vi que as palavras do Senhor dizem: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22: 37-39). A partir dessas palavras do Senhor Jesus, entendi que os objetivos certos a perseguir são os que Deus nos apontou: Um é amar a Deus; outro é amar nosso próximo como a nós mesmos. Depois de descobrir a direção correta, comecei a praticar as palavras do Senhor em meu ambiente diário. Dessa forma, pouco a pouco, meu relacionamento com o Senhor ficou cada vez mais próximo. Em consequência, o tipo de sentimento horrível de vazio desapareceu. A partir de minha experiência, sinto que o ponto de vista com relação à busca é de grande importância para nós cristãos. Se o que buscamos é aprovado por Deus, com certeza seremos conduzidos por Ele. Se ficarmos distantes do Senhor por um período, isso prova que nossos pontos de vista com relação à busca ou às práticas não estão de acordo com Sua vontade e, assim, ficamos vazios em nossos corações. A única forma de ficarmos livres do vazio é estabelecer um relacionamento normal com Deus e caminharmos pela senda que Ele aprova. Apenas dessa forma podemos sempre nos regozijar.
Espero que a comunhão acima possa ser de ajuda a você. Que o Senhor a conduza para fora do estado de se sentir vazia. Se tiver alguma dificuldade ou problema na vida ou em sua busca espiritual, fique à vontade para entrar em contato conosco. Toda a glória e honra sejam ao nosso Pai celestial.
Atenciosamente,
Irmãos e irmãs do estágio amoroso
Sem comentários:
Enviar um comentário