A salvação de Deus é diferente do homem salvar um ao outro; não é o alívio financeiro dado aos pobres pelos ricos, não é salvar os que estão morrendo e o tratamento dos feridos realizados em pacientes por médicos, e não são os atos de organizações de caridade ou filantropos. A salvação de Deus é preparada para salvar as almas degeneradas do homem e Sua salvação contém a verdade, o caminho e a vida de Deus. Depois que alcançamos a salvação, não há mais dor, lágrimas ou tristeza, nem mais sentimentos de desamparo em nossas famílias, nossos estudos, nosso trabalho e nossas vidas, e nossas vidas se tornam cheias de luz e felicidade; vivemos com mais propósito e significado e dentro das promessas e bênçãos de Deus.
Em uma vida, Deus nos dará muitas oportunidades de sermos salvos, mas se quisermos alcançar a Sua salvação, primeiro precisamos conhecê-la, ou perderemos a chance de alcançá-la. Algumas pessoas dizem: “E daí se sentirmos falta? Não é grande coisa”. Mas devemos entender que perder a nossa chance de alcançar a salvação de Deus não é como perder uma boa refeição, ou seu horário do metrô, ou uma oportunidade de estudo, ou emprego. Perder a nossa chance de alcançar a salvação de Deus é como estar preso em um prédio em chamas e perder sua chance de ser resgatado pelo corpo de bombeiros. Portanto é algo incrivelmente lamentável. Conhecer a salvação de Deus e alcançá-la é tão importante. E como é importante, a partir da obra de Deus, gradualmente aprenderemos o que é a Sua salvação.
A salvação que Deus preparou para o homem na Era da Lei
No começo, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden e não entenderam como viver ou como reverenciar a Deus ou seguir o Seu caminho. Depois disso, a terra ficou cheia de assassinatos, violência, adultério e etc, até que várias centenas de anos após o mundo ter sido destruído pelo dilúvio, as pessoas ainda não sabiam como viver ou como deveriam adorar a Deus. E assim, Deus usou Moisés para proclamar Seus mandamentos e leis ao homem, tais como: guardar o sábado, respeitar os pais, não deveria haver idolatria, adultério ou roubo. Havia também regras sobre a oferta de sacrifícios, a ingestão de alimentos, a compensação pelo roubo e as regras sobre a matança de gado e ovelhas etc. Assim, o que quer que as pessoas fizessem, elas tinham princípios para guiar suas ações. Quando ofendiam as leis e os decretos de Deus, eram punidas. Mas se fizessem ofertas a Deus, se arrependessem e evitassem cometer seus pecados novamente, Ele as perdoaria de suas ações pecaminosas. Jeová usou Seus mandamentos e as regras de Suas leis para impor limites ao homem, e porque o homem ouviu as Suas palavras e guardou os Seus mandamentos e leis, foi protegido por Deus e alcançou a salvação da Era da Lei.
A salvação que Deus preparou para o homem na Era da Graça
Perto do fim da Era da Lei, o homem tornava-se cada vez mais degenerado e não guardava as leis e os mandamentos. Fazia muitas coisas que ofendia a Deus, como: envolvendo-se em idolatria, adultério, elaborando esquemas maldosos, enganando, trapaceando, roubando, desviando dinheiro e até mesmo sacrificando vacas e ovelhas mancas e cegas a Deus. Então Ele os abominou. Como Jeremias 14:10 diz: “Assim diz o Senhor acerca deste povo: Pois que tanto gostaram de andar errantes, e não detiveram os seus pés, por isso o Senhor não os aceita, mas agora se lembrará da iniqüidade deles, e visitará os seus pecados.”
No entanto, Deus não tinha em seu coração sentenciar toda a humanidade à morte por Suas leis e assim Ele encarnou como o Filho do homem, o Senhor Jesus, mais uma vez abrindo um caminho para a humanidade, trazendo a Era da Lei ao fim e inaugurando a obra da redenção na Era da Graça. O Senhor Jesus pregou Seu evangelho em todos os lugares onde foi, curando os enfermos, expulsando demônios, concedendo uma abundância de graça ao homem e perdoando seus pecados. Para que os pecados do homem pudessem ser totalmente absolvidos, o Senhor Jesus foi crucificado na cruz, tornando-se assim o pecado eterno do homem, oferecendo e completando a obra da redenção na Era da Graça. Se aceitássemos a salvação do Senhor Jesus, orássemos ao Seu nome, confessássemos a Ele e arrependêssemos de nossos pecados, eles poderiam então ser absolvidos e não seríamos mais condenados ou sentenciados à morte por ofender as leis. Esta foi a salvação que Deus preparou para o homem na Era da Graça.
A salvação que Deus prepara para o homem nos últimos dias
Está registrado na Bíblia, “que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo” (1 Pedro 1:5)
“assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hebreus 9:28).
“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:13).
Também é dito no livro que “Os pecados do homem foram perdoados, e isso foi por causa da obra da crucificação de Deus, mas o homem continuou a viver no caráter satânico corrupto antigo. Sendo assim, o homem deve ser completamente salvo de seu caráter satânico corrupto para que a natureza pecaminosa do homem seja completamente extirpada para nunca mais se desenvolver, permitindo, assim, que o caráter do homem seja transformado. Isso requer que o homem entenda a senda do crescimento na vida, entenda o caminho da vida e entenda o caminho para mudar seu caráter. Além disso, requer que o homem aja de acordo com essa senda, para que o caráter do homem possa ser mudado paulatinamente e que ele possa viver sob o brilho da luz, para que tudo o que ele faça esteja de acordo com a vontade de Deus, para que ele possa eliminar o seu caráter satânico corrupto e para que possa libertar-se da influência das trevas de Satanás, emergindo, assim, completamente do pecado. Só então o homem receberá a salvação completa” (de “O mistério da encarnação (4)”).
O Senhor Jesus nos redimiu e permitiu que os nossos pecados fossem perdoados. Mas as raízes da natureza pecaminosa do homem persistiram e nosso caráter corrupto permanece enraizados dentro de nós, tais como: sermos arrogantes, presunçosos, egoístas, desprezíveis, desonestos, enganosos, estarmos empenhados apenas em obter lucros e etc. É por possuirmos este caráter corrupto que discutimos com nossos amigos, suspeitamos uns dos outros, conspiramos em segredo uns contra os outros por causa de fama e fortuna, e também perdemos a confiança em nossas famílias; quando as provações de doença e desastre acontecem, culpamos a Deus, não O compreendemos e vivemos uma vida na qual pecamos de dia e confessamos à noite. O Senhor Jesus uma vez disse: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre” (João 8:34-35). Deus é santo e nenhuma pessoa manchada tem permissão para entrar em Seu reino. Por isso, precisamos de um novo estágio de salvação para que nosso caráter corrupto possa ser limpo e possamos ser totalmente salvos por Deus. O Senhor Jesus disse: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras” (João 16:12-13). “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:7).
Deus já nos disse com clareza que o Espírito Santo da verdade virá nos últimos dias para nos guiar em todas as verdades e descobrir todos os mistérios. Se quisermos receber o louvor de Deus, devemos aceitar a Sua obra nos últimos dias, pois somente assim poderemos alcançar a salvação que Ele preparou totalmente para nós! Portanto, apenas ouvindo atentamente a voz de Deus, poderemos receber o retorno do Senhor e alcançar a Sua salvação dos últimos dias!
Por Junying
Sem comentários:
Enviar um comentário